Limites de velocidade começaram nos 16 km/h
Quase todos os países têm os seus limites de velocidade, especialmente na Europa, onde as excepções são a britânica Ilha de Man (Reino Unido) e as auto-estradas alemãs, onde, não havendo limites estabelecidos, há cada vez maiores extensões limitadas pelas autoridades.
O Reino Unido foi pioneiro na imposição de um limite de velocidade de 16 km/h (10 mph), numa altura em que o automóvel ainda era algo pouco conhecido. A maioria dos veículos era movida a vapor, mas os acidentes repetiam-se com uma tal frequência que a medida se tornou ainda mais restritiva em 1865 quando o limite foi reduzido para 6 km/h na estrada e para apenas 3 km/h nas povoações, para além de ter passado a ser obrigatório que cada veículo fosse precedido por um homem agitando uma bandeira vermelha (ou uma lanterna) para avisar os peões e os cavaleiros da sua aproximação (ver galeria).
A promulgação da Locomotives on Highways Act veio a abrir as portas à realização das primeiras provas desportivas no Reino Unido e à corrida Londres - Brighton, uma das mais antigas competições do mundo que se realiza desde 1927, embora actualmente esteja apenas aberta à presença de automóveis clássicos.
Como a lei é para se cumprir, a história recorda que o primeiro automobilista a ser multado por excesso de velocidade foi Walter Arnold, residente em East Peckham, no condado de Kent. Este "louco" da velocidade foi detectado, a 28 de Janeiro de 1896, a uma velocidade de cerca de 13 km/h, ultrapassando em mais de 3 km/h o limite em vigor. A história recorda que pagou um xelim, para além das custas de tribunal.